segunda-feira, julho 09, 2007

Injustiça e Justiça

Hoje passei o dia todo a ouvir nas noticias que os radares de controlo de velocidade em Lisboa vão entrar em funcionamento na próxima segunda-feira dia 15 de Julho. Desde o principio do ano que estou preparado para andar mais devagar na radial de Benfica, quando não é o meu espanto ao observar no regresso a casa que a velocidade máxima permitida passou de 80 para 50km/h. Estou fulo com esta decisão, onde é que já se viu, uma via com três faixas, onde todos os carros estão habituados a andar a mais de 100km/h, e que tem espaço para isso, ter que andar a 50km/h. Estou realmente indignado e a vontade que tenho é de escrever uma carta para a Câmera Municipal a reclamar. Vou pensar bem se o faço, isto porque tem que ser muito bem redigido.
Quando cheguei a casa tive a boa noticia (finalmente algo a nosso favor) que um processo que a minha mãe tem em tribunal foi para recurso, quando nós todos já haviamos desistido e achavamos que a justiça já estava bem comprada. Agora vamos esperar pelo resultado final e que se faça realmente justiça que ja é hora!

5 comentários:

expatriada disse...

realmente e' ridiculo na radial de benfica 50km/h! nem zona residencial e'!

MMQ disse...

VIVA A ANARQUIA!

indigente andrajoso disse...

podes sempre andar a 100, so tens que passar para 50 quando passares pelos radares...

Bloody Mary disse...

concordo plenamente contigo... há coisa que não se entendem....

Anónimo disse...

Reparo com agrado que a velocidade prevista de 50 km por hora para a Radial da Buraca é afinal de 80 Km por hora. A velocidade de 50 era realmente muito ridícula e era inferior à de 70, permitida sobre o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, ou à imediatamente a seguir, antes do Aqueduto das Água Livres, onde o limite é de 80, numa curva e contra curva. A velocidade aqui é exagerada e está bem provado pelos embates visíveis no separador central e nos protectores laterais. Apesar de tudo, julgo ainda que a Radial da Buraca não me parece mais perigosa que o IC19, pelo que não creio que fosse demais aceitar o limite de 100 km nesse local, sem prejuizo da redução para 50 no entroncamento com a 2.ª. circular, como já acontece.

Porém, as vias onde foram colocados os controlos de velocidade são em geral vias rápidas urbanas especiais, patético é impor-se-lhes o limite de 50 km por hora, pois estas vias têm em geral faixas de trânsito separadas, cruzamentos desnivelados e sem habitações a ladear as vias. Uma coisa é circular-se na Av. Marechal Gomes da Costa ou na extensão da Av. EUA ou na Av. Infante Dom Henrique; outra é circular-se nas vias à direita da Av. Almirante Reis (nas vias centrais não será exactamente o mesmo), na Rua da Escola Politécnica, na Travessa das Flores, na Rua da Madalena ou na Rua do Alecrim, etc.... É claro que nas últimas vias indicadas não seriam detectados tantos infractores, mas uma coisa garanto eu: os que fossem “caçados” mereciam bem mais o castigo da multa!

Além disso, os limites poderiam ser variáveis, como na Ponte Vasco da Gama, os “placards” até o permitem: Já imaginaram o que é circular na Av. da República ou subir o túnel do Marquês a 50 Km por hora às 2 da madrugada? Será o mesmo que às 18h00? Qual foi o critério para a escolha das velocidades e dos locais a controlar?

Passei com a minha mulher à dias num dos locais onde estão os radares a indicar os 50 Km por hora (no prolongamento da Av. EUA), à cautela circulei a 40 Km por hora. O limite é de 50 e não poderia ir no limite porque seria arriscado, teria que olhar pró conta quilómetros em vez de olhar prá da estrada, o que é PERIGOSO, e a tolerância é nula. O resultado foi muito interessante, pois a minha mulher avisou-me que não queria voltar a passar por aquele sítio. Acho que vou aceitar a sugestão mesmo quando for sozinho e recomendá-la aos restantes automobilistas. Aquelas vias devem ser desprezadas até que seja corrigido o insólito limite.

Zé da Burra o Alentejano