domingo, março 11, 2007

Da revisão à saudade

Hoje fica para a história... o primeiro sábado que não vou sair em 2007. Fui jantar a casa de um casal amigo, ver o vídeo de casamento que ainda não tinha visto.
Foi muito bom estar com a minha revisão de novo... já não estávamos assim reunidos há uns bons meses, já tinha saudade.
Sai da revisão de vida passado 6 anos de muita cumplicidade, partilha, oração, companheirismo, diálogo, compreensão, etc... Os motivos que me levaram a sair é que sendo a revisão um acompanhamento e sentido de orientação da nossa vida à luz da fé cristã, essa fé já não me fazia sentido.
Entrei prós grupos de jovens em 2000, entrei por que me convidaram a participar num encontro em que eu pensava que ia conhecer raparigas e ia fazer jogos atrás de jogos. Em vez disso passávamos maior parte do dia a rezar e a ouvir palestras (foi neste encontro que conheci o meu amigo Manel Quaresma). A verdade é que tudo aquilo me fez sentido, sentia que realmente havia Alguém que me ouvia e me ajudava a passar os meus problemas... Na altura também estava a passar uma fase menos boa, a separação dos meus pais, qualquer coisa que me desse energia e coragem, era bem vinda.
Ao longo dos anos fui-me envolvendo com os grupos de jovens, com a comunidade Verbum Dei do Campo Grande. Agarraram em mim e ajudaram-me bastante a levantar auto-estima.
Senti que fui perdendo aos poucos aquela grande fé que tive no início, que tudo aquilo que todos viviam já não me fazia tanto sentido, mesmo assim tentei enganar-me e enganar os outros que a fé ainda lá estava, acho que na verdade não queria dar parte fraca.
Hoje vejo que a minha fé é uma fé diferente da dos outros, mas igualmente válida. Eu acredito em Jesus, e acho que foi e continua a ser o Homem mais revolucionário à fase da Terra. Acredito que o Deus que Ele falava e fala através da Bíblia, não é mais que o Amor que existe entre as pessoas. É nesse amor que acredito e é esse tipo de amor que Jesus veio transmitir que eu quero viver.

Hoje em dia a revisão continua, e tenho muito orgulho por ter feito parte dela. Criei amizades que duraram sempre e que quero continuar a acompanhar pela vida fora mesmo que o nosso caminho de fé não seja o mesmo.
Gosto muito de vocês. Um enorme abraço Henrique, Marcelo, Barreto, Brito, Brisson e Paulo

4 comentários:

air disse...

E mesmo que os caminhos de vida (para além dos de fé)não sejam os mesmos, as horas que "gastámos" com os nossos/as irmãos/irmãs de fé fazem deles/as alguém muito especial!

MMQ disse...

acho que foi uma passagem importante para nós. vai marcar sempre a diferença nos nossos actos independentemente do environment em que estejamos incluídos.

Anónimo disse...

AFCR...foste tu quem o inventou!
E a certeza que esse tempo faz-nos inseparáveis, independente dos caminhos e dos tempos que estamos distantes.
Já não temos a comodidade da reunião semanal forçada, temos sim a saudade deixada pela vida, e pela vontade imensa de saber de ti, e que tu saibas de nós.
A rev continua...mas não é a mesma, porque não existe mais ninguém como tu.
pb

Anónimo disse...

Vinagrão,
estou comovido. Sabes que não gosto muito do conceito de blogs/diários, mas convidaram-me a ler, vim e adorei.
É bom ver que continuas a construir a tua "casa" e que me deixas ser parte dela. "A rocha firme não se moverá", mantem-te em pé e deixa a tua vida gritar com só tu sabes.
Tu também fazes parte da minha casa. Assentáste traves mestras, tijolos e seguraste-me muitas vezes.
O casal amigo tem sempre a portas abertas à distância de uma campainha;).
Bri